Damper

Os dampers corta fogo servem para isolar determinadas zonas contra o fogo em instalações de ventilação e ar condicionado, podendo ser montados em paredes, lajes e o mesmo poderá ser acionado por fusível térmico, solenóides, motor elétrico, pistão pneumático, etc.
Dentre as séries possíveis temos os dampers standard, certificados e os testados (conforme Norma NBR 6479, conforme Oenorm M 7625 e vedação da aleta à alta temperatura do ambiente conforme norma EN 1366-2).
Estes dampers podem ter classe de resistência ao fogo de 30, 60, 90, e 120 minutos. O DAMPER CORTA FOGO – HDCF são elementos empregados em instalações de ar condicionado, ventilação ou aquecimento, que em casos de incêndio, fecham-se isolando a instalação do fogos da fumaça, impedindo que se propaguem para outros ambientes.

O fechamento dos HDCF ocorre através da ruptura de fusível (72⁰C ou 120⁰C) montado internamento no Damper. Por motivos de segurança, a reabertura do damper só é possível manualmente e com a substituição do fusível. O acionamento do dampoer HDCF também pode ser feito por solenóide (SL) ou mediante consulta, por motor elétrico (M).

Através de sua aleta especial tipo “Sandwich, tendo na parte central elemento termo-isolante revestido em chapa de aço galvanizado.

Destinado à montagem em paredes ou lajes, sendo desnecessário determinar sua posição ou direção do fluxo de ar, pois os HDCF não tem nenhuma função técnica na distribuição do ar, tendo somente função segurança.

damper-coifas-ferreira
damper2

Oferecemos qualidade e ótima prestação de serviços